Bolo de Vinho Tinto e Chocolate

Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho

Este bolo é uma verdadeira surpresa. O perfume maravilhoso enquanto estava no forno, invadiu toda a casa..  É fácil de fazer, simples, delicioso e com um ingrediente inesperado... o vinho. Esta receita não é minha, foi-me passada pela D. L. que por sua vez recebeu a receita da sua nora que se encontra no Luxemburgo. Às duas, o meu agradecimento.
A Lenita escolheu este tema para o 1º Aniversário do blog, e teriamos de elaborar uma receita onde o vinho tivesse um papel importante. Desde logo me lembrei deste bolo.
Pois então aqui está a receita:
Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho

Ingredientes:

Bolo:
4 ovos
250g de açúcar
250g de manteiga
250g de farinha 
2 dl de vinho tinto
1 c. chá de canela em pó
3 c. sopa de chocolate em pó
1 c. sobremesa de açucar baunilhado
2 c. chá de fermento em pó
1 pitada de sal

Cobertura:
(alterei)

75g de açúcar em pó
1/2 chávena de vinho
100g de chocolate culinária
 chocolate granulado q.b.
Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho


Preparação:

Na batedeira bata os ovos inteiros com a manteiga, o sal, o fermento, o açúcar, a canela e o chocolate. De seguida adicione o vinho, alternando com a farinha. Aqueça o forno a 180º. Unte e enfarinhe uma forma com  canudo central ( eu usei uma de mola) e coloque a massa dentro. Leve ao forno cerca de 50 minutos. Faça o teste do palito. Deixe arrefecer 10 minutos e desenforme. Para a cobertura, leve ao lume o vinho com o açúcar e deixe ferver. Parta o chocolate em pedaços e junte ao vinho quente. Deixe ficar assim 5 minutos e depois bata bem até o chocolate derreter e formar uma mistura homogénea. Coloque a cobertura quente sobre o bolo e polvilhe com o chocolate granulado.  

Paninhos gentilmente cedidos pela Algolinho


E Bom Apetite!

24 comentários

  1. As fotos estão incríveis!
    O bolo ficou fantástico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parece ser húmido...hummmm. Nota-se o sabor do vinho?

    ResponderEliminar
  3. Este bolinho de chocolate ficou uma maravilha deve ser uma delicia :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Que lindo!! Ficou com um aspecto fantástico!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Que belo aspecto tem este bolo, apesar da presença, surpreendente, do vinho tinto! Acredito que seja muito bom. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Delicia de bolo e óptima participação Maria José, adorei e as fotos estão o maximo

    beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Que receita espetacular! Se pudesse ia já para a cozinha fazer um destes! :-)

    ResponderEliminar
  8. O bolo tem um aspecto divinal, é uma participação bem doce :)

    ResponderEliminar
  9. É uma ideia tão original! :D Ficou com um aspecto delicioso! :D

    Beijinhos e boa semana!

    Não te esqueças de espreitar o meu desafio aqui:

    http://omeubemestar.blogspot.com/2013/01/as-melhores-bolachas-com-pepitas-de.html

    ResponderEliminar
  10. que bom aspeto :O
    Acho que vou experimentar.

    ResponderEliminar
  11. Hum que bom aspecto.
    Acho que vou experimentar fazer.

    ResponderEliminar
  12. Uma verdadeira tentação... obrigada pela partilha, beijinhos e abraços,

    ResponderEliminar
  13. Impossível ficar indiferente a esta receita! Primeiro pelo ingrediente inesperado que é o vinho...depois, as imagens estão lindissimas!

    Parabéns pela original sugestão e fantástica apresentação :)

    ResponderEliminar
  14. Olá minha linda,
    Devo confessar-te que fiquei rendida a este bolo!
    Que interior magnifico e uma conjugação de sabores surpreendente de verdade!
    Vou ter que testar esta receita, fiquei mesmo curiosa.
    A apresentação está linda, adorei o prato e as tulipas.
    Obrigada por esta fantástica participação no meu passatempo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. a fatia tem óptimo aspecto, a textura parece ser fofa e húmida. Gostei da ideia de usar vinho no bolo, vou gostar de experimentar esta receita tão original :)

    ResponderEliminar
  16. OLha aqui está um bolo muito do meu agrado. O aspeto é uma maravilha!
    bjs
    zezinha

    ResponderEliminar
  17. Deve ter ficado tão bom, uma tentação de chocolate!

    ResponderEliminar
  18. Estou absolutamente fascinada com esta receita e curiosíssima por experimentá-la!
    Beijinhos e parabéns pela originalidade,
    Lia.

    ResponderEliminar
  19. PARABÉNS minha linda "7 Gramas de Ternura", a D. Sorte sorriu para ti, foste a premiada do Passatempo "Vinho meu, minha Tentação"!
    Manda-me o teu endereço para que te possa enviar o livro.
    BJs

    ResponderEliminar
  20. Bem, ia mesmo agora escrever, que achava que estavas muito bem "lançada" no passatempo, pois este bolinho tem um aspecto...
    Mas vejo, que não me enganei pois foste e premiada. :)
    Parabéns!!

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Ficou muito bom o teu bolo, já há uns anos fiz um bolo de vinho tenho para lá no blogue, mas o teu um aspeto delicioso ;) bjokitas

    ResponderEliminar
  22. O que significa " dl"? Que quantidade é essa de vinho?

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...