Bolas de Berlim

Já não é a 1ª experiência com Bolas de Berlim. Já as fiz, mas acho que estas ficaram mais bonitas. Mais fofinhas, mesmo muito boas! Depois de as ter provado feitas na Bimby pela minha sobrinha L., achei que tinha que experimentar de novo, mas do modo artesanal, ou seja, meter mesmo as mãos na massa! 
Vale mesmo a pena o tempo que demoram a fazer...
Aqui está o resultado... e a receita:

Ingredientes:

Massa:
500g de farinha
75g de manteiga
25g de fermento de padeiro
2dl de leite morno
100g de açúcar
3 ovos
10g de sal fino
raspa de 1/2 limão
0,5dl de rum ou aguardente velha

Creme Pasteleiro:
5dl de leite
1 vagem de bainilha
150g de açucar
1 c. sopa de maisena
1 c. sopa de manteiga
4 ovos




Preparação:

 Coloque 200g de farinha numa tigela. Abra um buraco e coloque no meio o fermento. Deite um pouco de leite morno e vá amassando com as pontas dos dedos até desfazer o fermento.Junte o resto do leite até obter uma massa homogénea. Tape com um pano e deixe levedar até dobrar de volume (cerca de 1hora). Depois desse tempo, coloque numa tigela grande a restante farinha, o açucar, a manteiga em pedaçinhos e vá adicionando os ovos 1 a 1. Junte o sal a raspa do limãoe o rum. Acrescente a massa levedada e envolva até formar uma bola e esta se descolar do recipiente. Tape e deixe levedar de novo. 
Entretanto prepare o creme. Leve o leite ao lume com a vagem de baunilha. Quando ferver, retire do lume e deixe arrefecer um pouco.Misture o açucar com a manteiga, a maisena e os ovos. Bata bem. Retire a vagem do leite e coe o leite sobre a mistura de açucar, misture bem. Leve ao lume mexendo sempre, até engrossar. Retire e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.
Depois da massa levedada, coloque-a sobre uma superficie onde a possa trabalhar. Amasse durante uns minutos, juntando um pouco de farinha se necessário, e forme as bolas, do tamanho que desejar. Deixe-as levedar  por mais algum tempo, e depois frite-as em óleo bem quente. Quando estiverem douradinhas, retire-as e coloque-as sobre papel absorvente. Passe-as em açucar, dê-lhes um corte ao meio e recheie-as com o creme.









E Bom Apetite!

25 comentários

  1. Estou cheia de água na boca. Há quantos anos é que não como uma bola de berlim como estas, fritas em óleo e embrulhadas em açúcar?!
    Adorei a sugestão! Vou levá-la comigo.
    Um beijinho.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Essa massa ficou mesmo um must, muito boa mesmo...bjokitas

    ResponderEliminar
  3. Xiiiiiii, que pecado...uma pessoa tem de ver e não pode comer nem sentir o cheirinho dessas bolinhas.
    Rendeu bastante.Não precisas de ajuda para comer isso tudo???EHEHEHEH
    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Estou aqui babando....adoro bolas de berlim e essas estão mesmo fantásticas.
    Adorei...
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Que bom aspecto...babei-me só de olhar :)
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Adoro bolas de berlim!!!

    E eu estou com água na boca só de ver!!


    Bjocas

    ResponderEliminar
  7. FIcaram fantásticas!
    Também publiquei esta semana umas bolinhas que fiz com a ajuda da Bimby.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. As bolas de berlim são o meu bolo de confeitaria preferido. Mas ainda assim as preferidas são as da praia, no Algarve, sem creme. Acho que faz para aí uns 15 anos que não como nenhuma, que saudades!

    ResponderEliminar
  9. Parecem mesmo deliciosas!
    Cá por casa não somos grandes apreciadores, à excepção do meu filho que adora!

    ResponderEliminar
  10. Essas bolas de berlim são uma tentação e eu a tentar resistir a outras que já vi...
    Bjs

    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Que óptimo aspecto.
    Fazem-me lembrar os tempos da minha dolescência em que iamos sempre comer uma bola de Berlim depois da escola.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. adoro, já fiz e são uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Tenho uma receita para as fazer mas... com chocolate ! :-)
    Gulodice pura ! :-)

    Ficaram lindíssimas as suas bolinhas, é um bolo que adoro, então na praia nos dias de Verão, que coisa tão boa !

    Muito sinceramente as suas não parecem feitas em casa, estão fantásticas e competem na perfeição com qualqur uma de pastelaria !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ia-me saber tão bem ao lanche com um abatanado... :)

    ResponderEliminar
  15. Que tentação! Adoro bolas de berlim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Também eu ando em falta com o teu cantinho, onde sempre me delicio!
    E hoje então... que maravilha!
    Amassadas à mão, estás de parabéns. Adoro bolinhas de berlim, estão lindas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. :O Que pecado!!! :DD
    Ficaram perfeitas, imagino o seu sabor hmmmmmmmm.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Nunca fiz bolas de berlim, mas sei que aí por portugal continental são presença habitual nas praias. Há muitos anos que não como nenhuma e estas fotos estão a abrir-me o apetite tarde e a más horas.
    Um abraço.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  19. Bola de Berlim é dos meus pasteis preferidos. Esses tem um aspecto incrivel!!
    Adorei todas as receitas!!!
    Vou seguir :)
    bj

    ResponderEliminar
  20. Que verdadeira maravilha!!! Fazem-me lembrar o Verão!
    Só fiz uma vez mas não fiquei fã da receita! Vou ficar com a tua receita que está com um aspecto delicioso!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  21. Adoro, mas evito, nas férias tenho sempre de comer pelo menos uma, e sabem divinamente.

    As tuas estão bem bonitas.

    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
  22. Que bom aspecto! Já comia uma ou duas! hehe

    ResponderEliminar
  23. QUe maravilha que ficaram. Lindas e tão, mas tão apetitosas!!! Eu nunca fiz, mas adoraria experimentar.
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  24. Oh! Que tentação. Além do mil folhas, a bola de berlim é o meu bolo favorito. Agora fiquei com vontade de uma.. assim ninguém merece. Ficaram lindas, muito parabéns e obrigada pela receita.

    ResponderEliminar
  25. Gosto imenso!
    Em Viana do Castelo há bolas de berlim envolvidas em açúcar canela, na pastelaria "Manuel Natário" são soberbas.
    Eu adoro, gosto tanto que sou muito exigente e nunca me atrevi a fazer...parecei-me muito difícil!
    Ainda bem que tu meteste a mão na massa, ficaram mesmo bonitas, quem me dera comer uma dessas ai!
    Parabéns pelo resultado e pela partilha.
    Bjs

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...